domingo, 5 de junho de 2011

UNI-Amacaf faz café da manhã comunitário



UNI-Amacaf realiza “Café da Manhã Comunitário”


Na quarta, 1° de junho, a UNI-Amacaf – União das Associações de Bairros de Cabo Frio realizou às 10h, na Praça da Melhor Idade, local da sua sede, no bairro da Passagem, uma reunião que contou com lideranças de bairros e de movimentos ligados à entidade, além de vários elementos da sua diretoria.
Compareceram os presidentes destas Associações de bairros: São Cristóvão, Guarani, Jardim Peró, Tangará, Terra do Sol e Vista Alegre, Vila do Sol, Manoel Corrêa, Parque Eldorado II, Parque Eldorado III, Reserva do Peró, Morubá, Dunas, Terra e Mar, Buraco do Boi, Passagem, Vila Nova, Parque Central e da Associação Estudantil de Cabo Frio.
O presidente da UNI-Amacaf, Bené do Village, abriu o encontro apresentando a pauta do evento e a primeira palestrante, Beth Peralta, coordenadora da equipe técnica municipal de projetos com recursos do FNHIS. Ela falou no atual momento do PLHIS, que passa por uma construção, destacou a presença da comunidade neste processo e convidou a todos para o Seminário:
            - Trabalho na Secretaria de Habitação e estou coordenando dois programas ligados à habitação de interesse social. Um é o Plano Local de Habitação de Interesse Social que eu acho que é um tema que deve merecer a atenção de vocês, moradores; não só os moradores de áreas carentes, mas os da cidade, como um todo. É um assunto que todos nós vamos ter que estudar e procurar resolver juntos, para tentar transformar a periferia de Cabo Frio, e os locais mais carentes, e quando falo “carente” não falo só de habitação. Temos que entender que a habitação tem que vir acompanhada da cidade. Não adianta fazer uma casa e não haver esgoto, transporte, água, luz e pavimentação. Hoje não se fala mais em habitação fora desse contexto da cidade. Mas há mais: p lazer, a cultura e tudo que uma cidade formal tem. Ou seja, qualquer empreendimento de moradia deve ser contemplado, também, com esses quesitos. 


A seguir falou Alfredo Gonçalves, chefe de Gabinete da Prefeitura, que informou que dois técnicos, Gustavo Fecher e Márcio Ribeiro, por solicitação sua, vão prestar assessoria contábil aos presidentes das Associações de Moradores para que coloquem em dia a documentação da entidade.

Na sequência Silvana Braga citou o recente evento de repercussão nacional em que representou Cabo Frio, no Rio de Janeiro, sobre Associações de Moradores e temas afins. Dois representantes de uma empresa ligada a plano médico apresentaram propostas de adesão, a preços módicos e familiares, para exames de saúde. Susiane Borges encerrou as palestras falando sobre a importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês.
Na ocasião o Dr. Tiago Vasconcelos e a Dra. Alina Leone, advogados voluntários que prestam constante assistência jurídica aos moradores das Associações de Bairros ligadas à UNI-Amacaf, compareceram e atenderam várias pessoas.
Encerrada esta parte das atividades, todos partilharam de um gostoso café da manhã na própria sede da entidade. Segundo Bené do Village, foi mais uma reunião bem sucedida, com boa representatividade de líderes comunitários.


- Sabemos que as distâncias são grandes, sobretudo do 2° Distrito para cá. Além disso, muitos presidentes não conseguem uma licença nos locais onde trabalham; isso sem contar que vários trabalham fora de Cabo Frio, em outros municípios, como no Rio de Janeiro, Búzios, Rio das Ostras e outros mais. Bené lembrou que a UNI-Amacaf estará promovendo o “Domingo Esportivo Verde” no próximo domingo, com grande concentração na Praia das Palmeiras, a partir das 10h:- Não importa se a pessoa pratica esporte, ou apenas admira a natureza.
Vamos, todos juntos, celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, vestindo roupas de cor verde. Quem faz esporte, que traga o seu material. Todos serão muito bem-vindos!Velejadores, corredores, ciclistas, canoistas, caiaquistas, estudantes, ambientalistas, moradores e visitantes farão uma grande confraternização pela preservação e recuperação das áreas verdes de Cabo Frio.


Texto e Fotos : Sylvia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga por Email