domingo, 24 de julho de 2011

Conselho Comunitário de Segurança tem novo presidente

Bené do Village assume Conselho 
Comunitário de Segurança de Cabo Frio
Texto e foto: Sylvia Maria


Será nesta quarta, dia 27 de julho, na sede do 25° Batalhão da Polícia Militar, em Cabo Frio, a posse da nova diretoria do CCS/AISP/25-Cabo Frio. O novo presidente será Benedicto Ribeiro (foto), também presidente  da UNI-AMACAF. O atual presidente José Maria Brinckmann do CCS deixa o cargo depois de dois anos, para assumir a Secretaria Executiva do Conselho.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Presidente do CCS/CF faz um balanço
dos últimos cinco anos

Texto - José Maria Brinckmann
Foto – Sylvia Maria


Após dois anos, não sendo permitida a sua reeleição mais uma vez, e com o compromisso de manter seu trabalho, principalmente colaborando ao lado de seu amigo de muitos anos Bené, que assumirá a presidência na próxima quarta feira, José Maria Brinckmann (foto) faz um balanço do CCS/Cabo Frio.
Foi em 2006 que reativamos o CCS/Cabo Frio. Na época assumi a vice-presidência para fazê-lo funcionar. Tivemos, em 2007 e 2008, a presidência com o saudoso Flavio Fontani. Fui secretário nesses dois anos, trabalhamos com os Comandantes Lima Castro e Adilson do Nascimento, este hoje radicado na cidade. Flavio passou por momentos inconstantes pela administração do Estado, mas deixou para nós a aprovação do regimento dos CCS/CF.
Quando assumi a presidência em 2009, ainda estava como membro nato o Cel. Adilson, tendo depois uma passagem rápida feita pelo Cel. Carlos Henrique, assumindo logo a seguir o Comando do 25º o Cel. Célio Pedrosa, um  grande incentivador nosso. Com seu apoio realizamos o Fórum de Segurança da Região dos Lagos, onde compareceram as maiores autoridades em segurança do Estado e Região dos Lagos, cuja luta pela Delegacia Legal de Cabo Frio foi vencedora e já conseguimos o terreno e a sua aprovação.
Mas foi com o Comandante Hugo Freire que tivemos nosso maior desafio. Nestes últimos  dois anos realizamos mais de 25 reuniões itinerantes nas comunidades. Começamos pelo Manoel Correa, Jacaré, Peró, dentre outras, até o 2º Distrito em Samburá e Aquárius.  O  torneio no Batalhão com jovens sub-14 reuniu 18 comunidades no campo de futsal do Batalhão, com distribuição de uniformes, prêmios, troféus, alimentação farta, condução, um trabalho com o apoio do Ten. Azedias e Cel. Hugo Freire.  Este Projeto Juventude Comunitária foi apresentado na reunião com o Secretário Beltrame, que deu destaque a este trabalho em Cabo Frio na 1ª página do site oficial da Secretaria de Segurança do Estado, segundo o presidente do ISP, um dos mais atuantes Conselhos do Estado do Rio.
Apresentamos ao Comandante o Projeto Novo Cidadão,  que foi logo abraçado por todo o efetivo, tendo lá hoje um grande pólo à disposição da comunidade, inclusive com sala e instalações próprias cedidas pelo Comandante. Hoje assumiu o Comando o Ten.Cel. Samir Vaz Lima, com quem temos outro grande desafio, que é a implantação dos Pórticos de Segurança; e, junto com o Secretário de Ordem Publica, Cel. Gilson da Costa, a reformulação e implementação do Sistema de Monitoramento por Câmeras.
Não podemos deixar de colocar que o Cel. Gilson foi o legitimo representante do Poder Municipal e, digo, nunca deixou de nos entender e principalmente receber muito bem. Continuaremos nosso trabalho, e destaco que o apoio da imprensa foi fundamental: a equipe do Max da Intertv, Sylvia Maria do Noticiário dos Lagos, Joyce da Record, Walmor  Freitas do Completo e O Globo, Dio da Jovem Tv, e outros tantos amigos audiovisuais.
O nosso muito obrigado por acreditarem em nosso trabalho! 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

RJ-140 terá fiscalização eletrônica
Ação do DNIT beneficiará os bairros Praia das Dunas e Foguete

Texto e fotos / Sylvia Maria (Noticiário dos Lagos / N° 597– 23.07)


Reta da RJ-140 atravessa os bairros Praia das Dunas e Foguete


            Depois de muitas reuniões e ofícios, as reivindicações das Associações de Moradores das Dunas e do Foguete foram atendidas. Na manhã do último dia 9 a presidente da Amadunas - Associação de Moradores da Praia das Dunas, Laura Brinckmann, foi informada por telefone que a Fiscalização Eletrônica feita pelo DNIT iria começar na RJ-140, estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo. O trabalho teve início com a presença da Fiscalização Eletrônica Móvel para marcar o local definitivo das lombadas eletrônicas. 
            Esta é uma antiga solicitação dos representantes dos bairros Praia das Dunas e Foguete, duas comunidades vizinhas que são atendidas pela RJ-140. O movimento Em muitas ocasiões, de forma organizada, os moradores protestaram com fechamento da estrada e barricadas para chamar a atenção das autoridades.
Em julho de 2010 Laura Brinckmann foi entrevistada, no local, pela reportagem do Noticiário dos Lagos. Na ocasião ela percorreu com a repórter os locais onde ocorriam acidentes com mais freqüência. Segundo Laura, um dos pontos mais críticos fica logo após a curva da reta que vem de Cabo Frio, quando a estrada dobra à direita e toma o rumo de Arraial do Cabo. Ela explicou que nos períodos de alta temporada e feriados o problema se agrava devido ao aumento no fluxo de veículos de todo tipo: ônibus, carros de passeio, caminhões e motocicletas.
Depois das angústias com este problema que atingia as duas comunidades localizadas às margens da RJ-140, e que incluía estar constantemente providenciando socorro para as vítimas de acidentes, a presidente da Amadunas festeja esta conquista:
- Os trabalhos na RJ-140 estão avançando. Já colocaram radar móvel no Foguete. A seguir devem instalar lombadas eletrônicas na parte da estrada que atravessa o nosso bairro Praia das Dunas. 
Mas esta benfeitoria veio acompanhada de outras duas, ressalva Laura:
- Nesta quinta-feira, dia 21, começou a chegar material para o calçamento do outro lado do bairro, que também vai ganhar meio-fio. É outra reivindicação nossa, muito necessária, porque quando chove tudo se transforma em lama e os moradores têm dificuldade para circular sem atolar os pés e sujar a roupa. Além disso, devemos ganhar também a sede da nossa Associação. Agradecemos a realização dessas providências à Prefeitura de Cabo Frio; e ao chefe de Gabinete, Alfredo Gonçalves, que em março deste ano participou de uma Reunião Ordinária da Amadunas e assumiu o compromisso de lutar por estas causas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
                 
                   Núcleo do CRAM, em Tamoios, atende
mulheres das comunidades do 2° Distrito 

                                Texto e Foto / Sylvia Maria

            A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio, através da Coordenadoria Geral de Política para Mulheres (COGEMUL), mantém um núcleo do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), no 2° Distrito.
            O CRAM está instalado na Subprefeitura de Tamoios, no bairro Aquarius, para atender as mulheres de todas as comunidades locais que estejam em alguma situação de risco. Sua coordenadora, Roberta Cruz, informa como funciona o atendimento:
- Temos plantão todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, para agendamento. O atendimento é realizado a cada quinze dias.
No último dia 19, às 14h, a COGEMUL realizou a Pré-conferência voltada para as mulheres do 2° Distrito, em preparação à 3ª Conferência Municipal de Políticas para a Mulher. Na ocasião vários assuntos foram debatidos, como: saúde, educação, trabalho, políticas públicas voltadas para as mulheres, política de gênero e espaços de poder, entre outros.
O núcleo do CRAS, em Cabo Frio, que tem como coordenadora Mariléia Bezerra, fica na Rua Nossa Senhora Aparecida, 325 - Bairro Parque São Francisco, Centro.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.


Workshop recebeu alunos de projeto
desenvolvido no 2° Distrito

Texto e foto / Sylvia Maria


 Em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, através da Coordenadoria Municipal de Ciência e Tecnologia, com Clube do Petróleo e Associação Gaia-OSCIP, a Singular Cursos realizou no sábado, dia 9, em sua sede, à Rua Cel. Mário Quintanilha, 62, Vila Nova, o I Workshop de Robótica e Mecatrônica aplicada à Indústria de Petróleo e Gás.

O workshop – gratuito - foi dirigido a trinta alunos entre 14 e 18 anos do projeto social “Tô Ligado”, desenvolvido no 2° Distrito de Cabo Frio.

Com a presença do coordenador geral de Ciência e Tecnologia, Prof. Paulo Cotias, foram realizadas duas palestras. O astrônomo Marcelo Fernandes (foto) falou sobre “Robótica – Uma ponte entre dois mundos, uma análise sobre o desenvolvimento tecnológico da robótica”. O Prof. Adriano Lafin apresentou a palestra “O ROV na Indústria do Petróleo”,

Segundo Marcelo Fernandes, que é presidente da Astrolagos - Associação Astronômica da Região dos Lagos, o workshop teve o intuito de passar, aos jovens, noções de iniciação científica e abordar os aspectos tecnológicos que gravitam em torno do tema, além de destacar o crescente mercado de trabalho ligado à indústria petroleira aqui na região. Ao final de cada palestra, um debate permitiu que os estudantes fizessem perguntas e apresentassem suas colocações.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...