domingo, 22 de janeiro de 2012

Prefeitura e UFF debatem Universidade Pública e Complexo Tecnológico

No dia 18, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, realizou às 10h, na sala de reuniões da Coordenadoria, na Prefeitura do Braga, um encontro para a apresentação do projeto preliminar de instalação do Complexo Tecnológico e Universitário da UFF em Cabo Frio.

Foram recebidos pelo coordenador da pasta, Prof. Paulo Cotias: Moacyr Domingues Figueiredo, professor do curso de Produção de Engenharia da UFF – Polo Rio das Ostras, além da Prof.ª Iara Tammela e do Prof. Rodolfo Cardoso, do mesmo curso; Carlos Eduardo Lopes da Silva e Ramon Narcizo, pesquisadores do LEI - Laboratório de Empreendimentos Inovadores da UFF; André Lemos, aluno do curso de Engenharia – Polo Rio das Ostras e apresentador do projeto.

Também compareceram: Bené Ribeiro, presidente da UNI-Amacaf e do CCS-Cabo Frio; Fernando Quinto, empresário, diretor  de Inovação do Centro de Negócios de Cabo Frio; Prof.ª Fernanda Pereira Barbosa; Claudia Ennes, assistente social da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente; e Matheus Avilino, presidente da Associação Estudantil de Cabo Frio.

Abrindo a reunião, o Prof. Paulo Cotias destacou a importância da iniciativa da UFF:

- Este projeto está se tornando algo que para nós, uma vez se tornando realidade, trará benefícios não só para Cabo Frio, mas para a região como um todo. Atualmente discute-se muito aqui, em vários setores da cidade, a necessidade de novas vagas, a necessidade de ampliar a formação profissional e, especialmente, a necessidade de gerar novos empregos e novas possibilidades de ganhos econômicos, tendo em vista a instabilidade de uma das nossas principais receitas, o royalty. Esta instabilidade pode e deve ser superada por meio de ações que se transformem realmente em vetores definitivos de desenvolvimento.

Destacando que a apresentação do projeto, que te várias etapas, seria uma preliminar, o coordenador ressalvou que esta pré-proposta já foi debatida junto à Chefia de Gabinete da Prefeitura, entre outras discussões envolvendo equipe da Ciência e tecnologia e o empresariado local. A meta, de todos, é que este projeto venha a acontecer dentro do ritmo de implementação adequado à sua efetiva realização.

Para Bené Ribeiro, o projeto tem um caráter altamente promissor dentro das propostas que apresenta:

- Estou aqui para prestar o nosso apoio a esta iniciativa, como representante de diversas Associações de Moradores. E para poder passar, para os presidentes das Associações, a proposta da UFF referente a este Centro Tecnológico. Temos cinco universidades aqui, como foi citado na palestra, e a presença da UFF trará mais um polo para a formação de profissionais. Vamos analisar as oportunidades que o projeto vai criar para o município.  

De acordo com Fernando Quinto, o projeto traz perspectivas positivas para a área empresarial:

- Estamos aqui para apoiar a vinda deste polo tecnológico, uma unidade da Universidade Federal Fluminense, para a nossa cidade de Cabo Frio, por entender que movas portas de capacitação vão se abrir para alunos e profissionais na área de engenharia. É uma área muito estratégica, tanto para o nosso município como para o nosso estado e todo o país. Assim, o empresariado anseia por esta demanda e apoia esta iniciativa da Prefeitura, da Universidade e do Estado. 

 Dados gerais sobre o projeto elaborado pela equipe da UFF
O projeto, apresentado pelos representantes do curso de Produção de Engenharia da UFF – Polo Rio das Ostras, tem o objetivo de criar em Cabo Frio um Parque Tecnológico. Isso significa uma concentração geográfica de instituições e empresas que vão promover conhecimentos através de pesquisas científicas, ou seja: as empresas usam os conhecimentos gerados pela Universidade e, inclusive, cria novos produtos. Por sua vez o governo faculta a concretização do projeto através de verbas e de incentivos fiscais.

Entre os benefícios dessa fusão – universidade, empresariado e governo – estão: geração de renda e de receita; estímulo à formação e capacitação de pessoal qualificado; aumento da oferta de trabalho e, consequentemente, da qualidade de vida local. O projeto também prestigia a ampliação da cadeia de ensino técnico com a continuidade da graduação através de pós-graduações como mestrados e doutorados. Também se inclui neste contexto o aumento de dinheiro circulante no município, em vários setores (imobiliários, comercial e de serviços) que serão dinamizados com a vinda de alunos, professores e funcionários para residir na cidade.         

Após um levantamento feito em 2010 no eixo Campos de Goytacazes – Cabo Frio, a Escola de Engenharia da UFF propõe inicialmente três cursos: Produção de Engenharia, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. A pesquisa considerou o setor offshore ligado ao petróleo, ao gás e ao pré-sal, bem como os novos centros de desenvolvimento, um deles o de Itaboraí. Como complemento e devido à ênfase na inovação e na criação através de estudos e pesquisas, será criado um Escritório de Propriedade Intelectual (patentes, etc.). 

Somando-se às cinco instituições de nível superior existentes em Cabo Frio – Ferlagos, Estácio de Sá, UVA, UFRJ e IFF – as instalações da UFF atenderão cerca de 1.500 alunos, dispondo de 90 professores e 34 funcionários. Com 27 laboratórios, o projeto ocupará uma área de 5.200 m² com um investimento de R$ 8 milhões (m² a R$ 1.500,00).

Texto e Foto/Sylvia Maria (Noticiário dos Lagos – 19.01.12)

Um comentário:

  1. ESTE PROJETO TEMOS QUE ENTENDER QUE É PARA O BEM DE CABO FRIO ,
    PARA O BEM DOS FORMANDOS DAS 5 ESCOLAS DE ENGENHARIA, QUE NÃO TERÃO OBRIGATORIAMENTE PARA SAIR DAQUI EM BUSCA DE EMPREGOS,
    É PARA O BEM DOS EMPRESARIOS,QUE GANHARÃO COM UM DINHEIRO CIRCULANTE NÃO TURÍSTICO NA NOSSA CIDADE ,
    E É BOM PARA A PREFEITURA QUE ARRECADA UM NOVO TRIBUTO ADVINDO DOS NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS RESULTANTES DESTE PARQUE TECNOLOGICO.
    VAMOS LUTAR PARA O PARQUE TECNOLOGICO NÃO VIRAR APENAS PROMESSA NO PALANQUE ELEITORAL DESTE ANO.
    ESTE É UM PROJETO SUPRA PARTIDARIO QUE DEVE TER O APOIS DE TODOS OS CANDIDATOS AO NOVO GOVERNO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...