segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Festa da Farinha e da Mandioca será em setembro

Jocilei Silveira Lima, o “Godo” (foto), presidente da Associação de Moradores de Botafogo, bairro localizado no 2º Distrito, em entrevista a este jornal anunciou que em setembro acontecerá a Festa da Farinha e da Mandioca, evento que faz parte do calendário oficial de Cabo Frio e conta com o apoio da Prefeitura.

A Festa acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com barraquinhas de artesanato, de petiscos e comidas típicas à base de mandioca, além dos shows que acontecerão nos três dias, com muita animação, já que o evento é muito prestigiado e atrai inúmeras pessoas de Tamoios, dos bairros do 1º Distrito de Cabo Frio e de municípios vizinhos.

Segundo destaca Godo, realizar mais uma edição desta Festa significa muito para a comunidade de Botafogo. Afinal, o aipim tem sido através dos anos uma marca registrada da localidade, tanto pelas plantações como pelas casas de farinha que ainda processam de forma tradicional o produto das colheitas.
Por sua excelência e por sempre estarem bem frescos, a farinha e os beijus, provenientes dos moinhos de Botafogo, são comercializados no Mercado Municipal Sebastião Lan e em outros mercados de Cabo Frio. Eles também têm espaço em prateleiras de estabelecimentos e nas feiras dos municípios vizinhos.

Como representante do Botafogo, Godo faz algumas colocações positivas sobre o seu crescimento:

1 – As plantações, que estavam em declínio, aumentaram gradativamente, de ano para ano, graças ao projeto “Compra Solidária”, promovido pela Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Agricultura. Este projeto incentiva o cultivo de gênero  alimentícios, como legumes e hortaliças, na região do 2º Distrito de Tamoios, área essencialmente rural. As safras são compradas pelas escolas da rede municipal para
suprir o cardápio da merenda escolar. A qualidade dos produtos, segundo o secretário municipal de Agricultura, Dr. Carlos Roberto Nogueira, também atrai os municípios vizinhos com a mesma finalidade: complementar a merenda escolar.

2 – Com o aumento da produção as casas de farinha que, em 2011, eram apenas três, hoje já são cinco, sempre pelo viés do projeto “Compra Solidária” que abastece com seus produtos as unidades escolares municipais dos dois Distritos de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga por Email