segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Festa da Farinha e da Mandioca será em setembro

Jocilei Silveira Lima, o “Godo” (foto), presidente da Associação de Moradores de Botafogo, bairro localizado no 2º Distrito, em entrevista a este jornal anunciou que em setembro acontecerá a Festa da Farinha e da Mandioca, evento que faz parte do calendário oficial de Cabo Frio e conta com o apoio da Prefeitura.

A Festa acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com barraquinhas de artesanato, de petiscos e comidas típicas à base de mandioca, além dos shows que acontecerão nos três dias, com muita animação, já que o evento é muito prestigiado e atrai inúmeras pessoas de Tamoios, dos bairros do 1º Distrito de Cabo Frio e de municípios vizinhos.

Segundo destaca Godo, realizar mais uma edição desta Festa significa muito para a comunidade de Botafogo. Afinal, o aipim tem sido através dos anos uma marca registrada da localidade, tanto pelas plantações como pelas casas de farinha que ainda processam de forma tradicional o produto das colheitas.
Por sua excelência e por sempre estarem bem frescos, a farinha e os beijus, provenientes dos moinhos de Botafogo, são comercializados no Mercado Municipal Sebastião Lan e em outros mercados de Cabo Frio. Eles também têm espaço em prateleiras de estabelecimentos e nas feiras dos municípios vizinhos.

Como representante do Botafogo, Godo faz algumas colocações positivas sobre o seu crescimento:

1 – As plantações, que estavam em declínio, aumentaram gradativamente, de ano para ano, graças ao projeto “Compra Solidária”, promovido pela Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Agricultura. Este projeto incentiva o cultivo de gênero  alimentícios, como legumes e hortaliças, na região do 2º Distrito de Tamoios, área essencialmente rural. As safras são compradas pelas escolas da rede municipal para
suprir o cardápio da merenda escolar. A qualidade dos produtos, segundo o secretário municipal de Agricultura, Dr. Carlos Roberto Nogueira, também atrai os municípios vizinhos com a mesma finalidade: complementar a merenda escolar.

2 – Com o aumento da produção as casas de farinha que, em 2011, eram apenas três, hoje já são cinco, sempre pelo viés do projeto “Compra Solidária” que abastece com seus produtos as unidades escolares municipais dos dois Distritos de Cabo Frio.

UNI-Amacaf realiza seu I Congresso

A UNI-Amacaf - União das Associações de Moradores e Amigos de Cabo Frio, realizou na tarde de segunda-feira, dia 13, no auditório da 20ª Subseção da OAB-Cabo Frio, a primeira jornada, de duas, do seu Congresso para debate de vários temas e eleição aberta para escolha da nova diretoria.

Na segunda-feira, quando esta reportagem acompanhou o evento, compuseram a mesa: a vice-presidente da UNI-Amacaf, Marta São Paulo; a presidente da Associação de Moradores do Morubá, Ana Maria Bartholomeu Gusmão e José Maria Brinckmann, da diretoria da UNI-Amacaf.

Na ocasião já tinham assinado a lista de presença os presidentes, vice-presidentes e representantes das seguintes Associações de Moradores: Reserva do Peró, Cajueiro, Parque Central, Jardim Excelsior, São Jacinto, Tangará, Vila Nova, Botafogo, Guarani, Angelim, Jacaré, Nova Califórnia, Monte Alegre, Parque Eldorado II e Parque Arruda.

Outros representantes compareceram mais tarde, aumentando o número de entidades presentes na segunda-feira. No dia 14, a lista cresceu com a presença dos representadas das Associações que
compareceram ao auditório da OAB-Cabo Frio para a segunda jornada do Congresso. Nos dois dias, o evento contou com a presença de Benedicto Ribeiro – Bené do Village, presidente da UNI-Amacaf. Além de conduzir os trabalhos e a pauta de assuntos abordados, ele proferiu uma palestra sobre os objetivos do encontro, destacando a oportunidade de se escolher, de forma aberta e democrática, os membros da próxima diretoria da UNI-Amacaf.
A pedido do presidente Bené do Village, Sérgio Reis - membro da diretoria auxiliar da UNI-Amacaf, seu representante no Conselho Municipal de Educação e no Fundeb - Fundo de Manutenção e  Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, como presidente temporário - falou a este jornal sobre o Congresso:

- Este evento, na realidade, é o primeiro Congresso das Associações de Moradores de Cabo Frio (CONGRECAF) que está sendo realizado nesta segunda-feira e que terá continuidade amanhã, dia 14, aqui na sede da OAB, das 15h às 20h. Este encontro vai discutir os rumos da Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio (FABOCAF), vai realizar a instalação da Comissão Eleitoral e promover a alteração estatutária, em virtude até do próprio Congresso que é a maior instância da instituição,
de acordo com o seu estatuto.

Sérgio Reis ressalva que a maioria das Associações solicitou a mudança estatuária:

- Cerca de cem por cento das Associações pediram a mudança do estatuto, porque ele é um pouco confuso. Não que ele seja ruim, pelo contrário; mas ele precisa ser novamente redigido de forma mais clara e mais acessível ao leitor.

Sobre a eleição em curso, Sérgio esclarece alguns pontos pertinentes:

- Este pleito vai eleger, para os próximos quatro anos, a nova diretoria da UNI-Amacaf que irá dirigir a entidade e cuidar da questão do estatuto, entre outras ações. Este evento de hoje, com continuidade amanhã, no mesmo local, foi anunciado através de jornal (Noticiário dos Lagos – 31/07/12, pág. 9), e está também nas redes sociais, para que todos viessem fazer as suas colocações.

Um fato relevante, acrescenta Sérgio Reis, é que a cédula de votação foi elaborada com a relação de todos os cargos, em branco, mas sem indicação de nomes compondo alguma chapa. Como enfatizou também Bené do Village, cada eleitor colocará, no espaço em branco do cargo, o nome da pessoa que ele gostaria de ver como presidente ou diretor.

- Pela primeira vez, embora não seja isso que verse o estatuto, é quase como uma quebra
de protocolo, a cédula é aberta, não existe chapa – conclui ele.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...