domingo, 10 de março de 2013

Associações de Moradores participam de capacitação no auditório da prefeitura


No dia 1º de março, a partir das 10h, presidentes e representantes de Associações de Moradores dos dois distritos de Cabo Frio compareceram à capacitação promovida pelo Inea e Serenco, com o apoio da Prefeitura, antecedendo as audiências públicas que serão realizadas para a efetivação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O secretário municipal de Legislação Fundiária, Dr. Brasilmar Santana, abriu as palestras apresentando o projeto de legalização das propriedades que não têm documentação apropriada. O planejamento prevê, inicialmente, a ida de uma equipe da Secretaria aos bairros para efetuar o levantamento destas propriedades apenas com o objetivo de solucionar o problema através da legalização.

A seguir o superintendente regional do Inea, em Cabo Frio, Túlio Vagner, falou sobre as respectivas competências dos órgãos envolvidos na realização do PMBS. Ele destacou aspectos da Lei de Saneamento e apontou a relevância da mobilização popular para o andamento de todo o planejamento.

Presença significativa das Associações

Segundo o presidente da UNI-Amacaf, Bené Ribeiro e Laura Brinkmann, diretora, foram convidadas 52 Associações de Moradores. Para Bené, a primeira reunião do ano, em janeiro, na sede da entidade, na Praça da Melhor Idade, bairro da Passagem, entre presidentes e o coordenador do Projeto de Comunicação e Mobilização Social, engenheiro químico Cláudio Barretto (Serenco), rendeu bons frutos: presidentes, representantes e acompanhantes de 48 associações compareceram.

- A colaboração da UNI-Amacaf, com as partes envolvidas, está correspondendo às melhores expectativas, com participação positiva das Associações de Moradores – destacou Bené Ribeiro.

Por motivos diversos – trabalho, compromissos, condução e outros – alguns presidentes chegaram mais tarde, a tempo de receberem os questionários com 40 perguntas sobre quatro temas - água, esgoto, drenagem e lixo – focos da atual etapa dos trabalhos preliminares.

Portanto, a relação das associações e entidades presentes é parcial: Jacaré, Unamar I, Unamar II, Monte Alegre II, Tangará, São Jacinto, Nova Califórnia, Parque Eldorado I, Parque Eldorado III, Botafogo, Buganville III, Samburá, Jardim esperança, Vila do Sol, Jardim Náutilus, Peró, Guarani, Dunas, Cantinho do Céu, Boca do Mato, Rainha da Sucata, Porto do Carro, Praia do Siqueira, Tamoios, Parque Arruda, Parque Central, Reserva do Peró, Orla 500, Santa Margarida, Novo Rumo, Movimento de Mulheres em
Ação do Porto do Carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...