domingo, 5 de maio de 2013

UNI-Amacaf realiza a sua quarta reunião mensal




No dia 26 de abril (sexta-feira) o presidente da União das Associações de Moradores de Cabo Frio (UNI-Amacaf), Bené Ribeiro, recebeu os presidentes de Associações de Moradores dos dois distritos de Cabo Frio, e representantes de outras entidades ligadas à UNI-Amacaf, para o tradicional encontro realizado todos os meses na sede da  entidade, situada na Praça da Melhor Idade, no bairro da Passagem.

Estiveram presentes Marta de São Paulo e Laura Brinckmann, respectivamente vice-presidente e secretária geral da UNI-Amacaf; e os presidentes das Associações de Moradores destes bairros: Botafogo, Guarani, Itajuru, Cajueiro, Parque Central, Bougainville II, Parque Eldorado II, Parque eldorado III, São Cristóvão, Novo Rumo,  Tangará (Acmabta), Reserva do Peró, Bairro União, Jardim Esperança, Bosque do Peró,
Caminho de Búzios, Monte Alegre II, Palmeiras e Praia do Siqueira, Nova Califórnia, Vila do Sol, Vila do Ar, Cantinho do Céu e Jardim Excelsior.

A ACICAF (Associação Ciclística de Cabo Frio) e Arcolagos (Associação dos Corredores da Região dos Lagos) foi representada por Márcio, do Correio, que anunciou para breve novos projetos. De acordo com o presidente Bené, a reunião é a quarta deste ano e transcorreu dentro do previsto, com boa participação e atendendo à pauta previamente elaborada, que contou com palestrantes abordando: geração de emprego através do projeto “Jovem Aprendiz”, cursos profissionalizantes, questões referentes a arruamento e entrega de correspondência, avisos de interesse das Associações, entre outros itens.

Palestras e informações comunitárias

- Marta de São Paulo falou sobre atividades físicas e esportivas nas comunidades, ministradas por professores de educação Física habilitados pelo Sistema CONFEC/CREF (Conselho Federal de Educação Física e quatorze Conselhos Regionais de Educação), destacando que não é por falta de profissionais regulamentados pela Lei 9.696 que as comunidades carentes deixam de usufruir dessas atividades. Basta se
organizarem. A APEF – Associação de Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos está à disposição para orientar os presidentes de Associações interessados.

- Laura Brinckmann apresentou em detalhes os cursos do Pronatec, propostos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que podem ser ministrados em diversas comunidade, de acordo com o espaço físico disponível.

- Robson Pinheiro, presidente da Associação de Moradores da Vila do Ar (na grande Jardim Esperança), palestrou sobre a legalização da numeração das residências. “Hoje, nós somos o único bairro de Cabo Frio que tem todas as casas com números oficializados na Prefeitura. Onde havia ruas projetadas, criamos um arruamento e hoje já temos mais de vinte ruas com nome - escolhemos colocar nomes de pássaros – e conseguimos obter placas indicativas com a nomenclatura dos logradouros para todo o bairro. Também conseguimos o mapa do bairro pelo qual mostramos às pessoas os limites do bairro. Estou passando para os companheiros de Associações que se cada uma fizer a sua parte, vamos dar um passo à frente e, daqui a muito pouco, teremos um município todo legalizado quanto à questão dos nomes das ruas. Estou nessa luta desde 2010 e já encaminhei aos Correios um ofício solicitando o CEP que ainda falta em algumas ruas”.

- Jocilei Silveira Lima, o Godô, presidente da Associação de Moradores de Botafogo (2º Distrito), informou que nos dias 26 e 27 de julho acontecerá, na Praça de Botafogo, a 2ª Cruzada Evangelística. O evento foi realizado com sucesso no ano passado e, no momento, a 2ª edição está em fase de organização. Neste sentido um ofício foi encaminhado ao secretário municipal de Eventos, Edson Leonardes, solicitando uma
série de implementos (tendas, barracas, palco, mesas, cadeiras, som e iluminação, folhetos de divulgação, etc.) para a estruturação do evento. Segundo Godô, haverá a presença de preletores e de cantores evangélicos. Ele lembra que, em setembro, haverá a tradicional Festa da Farinha.

Sobre a entrega de correspondência, continua o mesmo esquema: todas as sextas-feiras uma pessoa da Associação vai à Agência de Correios, em Unamar, buscar a correspondência para moradores de Botafogo, que fica disponível na sua sede. Mas há um problema: a maioria das contas (energia) chega indicando o destino “São Pedro da Aldeia”, o que dificulta este serviço voluntário. Destaque-se que há um bairro Botafogo, do município aldeense, limítrofe ao de Cabo Frio. A boa notícia é que a Prefeitura cabo-
friense realizou a colocação de lâmpadas em grande número de ruas do bairro. Outras não puderam ser contempladas porque falta ainda a instalação de redes por parte da concessionária Ampla. Quanto ao problema de fornecimento de água, para o bairro, ele foi resolvido a contento pela Prolagos.

- Fábio da Farmácia, com Leandro Gaguinho, anunciaram a eleição, no próximo domingo, da nova diretoria da Associação de Moradores do Jardim Esperança (chapa única), em que são candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente.

- Sandra Raquel da Silva Nascimento, presidente da Associação de Moradores de Monte Alegre II, única associação do gênero que tem uma diretoria exclusivamente composta por mulheres, destacou que no momento a Prefeitura está presente no bairro executando ações de limpeza.

Projeto Lagoa Limpa

Marta de São Paulo anunciou a ação para limpeza da Lagoa de Araruama, neste sábado (27). O encontro será na Morada do Samba, às 9h, e o foco da faxina será a orla da Praia do Siqueira. Durante a 1º ação, desenvolvida na Praia das Palmeiras, em apenas duas horas foram recolhidos duas toneladas de lixo. O evento é aberto à participação de todos.

Texto e fotos/Sylvia Maria (in Jornal Noticiário dos Lagos / 27.04.2013)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...